Icoaraci: 152 anos da Vila Sorriso


Foto: Orla de Icoaraci / Agência Belém


Celebrando hoje 152 de história, ela já foi chamada de "Vila Sorriso", depois, batizada de Icoaraci que, na língua Tupi-Guarani significa "Mãe de todas as águas". Icoaraci, faz parte dos oito distritos da capital paraense e é um dos mais próximos à ilha do Marajó.


O distrito de Icoaraci transpira a história da cidade de Belém e até hoje é ponto certo de encontro entre turistas que chegam de outros municípios paraenses e de outros estados brasileiros e dos próprios belenenses que procuram um lugar agradável para relaxar e garantir o contato com a natureza.


Neste aniversário, uma programação toda especial está sendo realizada pela prefeitura de Belém junto aos moradores, com prestação de serviços à comunidade e eventos culturais, a história e cultura do distrito.


Na programação da prefeitura a população pode contar com prestação de serviços, orientações de saúde e apresentações culturais que iniciaram na quarta-feira (6) e irão hoje (8).


Devido à coincidência com a programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021, a prefeitura de Belém optou por realizar os atos simbólicos de aniversário nesta quinta-feira (7).


Todas as atividades da programação começam às 18h, com cerimônia de inauguração do novo muro de arrimo e recuperação de calçamento, além do lançamento do guarda-corpo e iluminação de LED da orla de Icoaraci. A concha acústica do distrito também será inaugurada, com apresentações artísticas e culturais, além do parabéns simbólico.


Além do que, a megaoperação Belém Bem Cuidada chegou em Icoaraci com diversas ações de paisagismo, ordenamento e fiscalização do tráfego de veículos e sinalização, limpeza, microdrenagem, modernização da iluminação, pintura e sinalização das ruas.


Programação - A programação de aniversário da Vila Sorriso começou no último dia 6 e segue até esta sexta-feira,8, com apresentações culturais e ação cidadã com serviços de emissão de Carteira de Identidade, encaminhamento para certidão de nascimento , orientações jurídicas, atendimentos a pessoas em situação de violência (por meio do Creas), cadastros com o Cras, orientações sobre regularização fundiária com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e serviços de testagem rápidas de sífilis, hepatites virais, HIV, vacinação da H1N1 e aferição de pressão arterial, com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Todos os serviços são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado do Pará, Codem e Funpapa.


Já na parte cultural, os icoaracieses vão prestigiar a apresentação de grupos culturais como o Grupo Folclórico Asa Branca, Associação Rei de Capoeira, Boi Bumbá Resolvido, Escola de Samba Boêmios da Vila Famosa e Balé Folclórico da Amazônia.

13 visualizações0 comentário