Incentivo à vacinação: Novo decreto de entra em vigor hoje no Pará


Foto: reprodução/G1PA

As novas medidas de imunização, entraram em vigor nesta segunda-feira (6), o Decreto Estadual 2.044/2021, que institui a Política Estadual de Incentivo à vacinação contra a Covid-19 no Pará, foi anunciada na última sexta-feira (3). O governador do estado, Helder Barbalho, fez um comunicado sobre as novas normas adotadas. E uma delas é a lei que obriga todos os servidores do Estado a comprovar sua vacinação para continuar sua atividade profissional, e a comprovação da vacinação em estabelecimentos públicos.


Na capital paraense, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), atualizou o protocolo sanitário para realização de eventos em Belém. Mesmo com o cancelamento, na capital, das festas oficiais de fim de ano e do carnaval, ainda existe preocupação com os eventos privados, diz o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.


Medidas da prefeitura para evitar a proliferação da covid-19 em Belém


De acordo com a prefeitura, em Belém a capacidade de público deve ser correspondente a 50% da lotação total do local, contudo, o protocolo diz que o percentual pode ser revisto de acordo com a situação epidemiológica da região metropolitana, atendendo aos critérios estabelecidos pela Sesma.


E mais, os donos de espaços que acontecerão os eventos, devem informar a Secretaria como será feita a verificação do cartão de vacinação do público e especificar a área destinada aos banheiros, que deve ser ampla e aberta. Cada banheiro deve ter uma equipe específica de limpeza, fornecendo álcool em gel aos usuários.


Mais medidas – É importante garantir o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas nas filas para aquisição de ingressos e de acesso ao evento, bem como no balcão de credenciamento e outros pontos de possível aglomeração.


No Pará


O estado tem cerca de 1 milhão de pessoas que não completaram a imunização contra covid-19. Até a sexta-feira (3), 5.381.337 de paraenses tomaram a primeira dose de vacina. E 3.519.634 tomaram a segunda. Por enquanto, a terceira dose só chegou a 312.680 pessoas. O balanço foi informado durante o comunicado do governador Helder Barbalho.


As medidas para todo o território paraense


RÉVEILLON - Festas de Réveillon só podem acontecer se 70% da população estiver imunizada com as duas doses da covid-19.


ESTABELECIMENTOS E EVENTOS - Shows, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, clubes, bares, restaurantes, academias, e afins, realização de eventos esportivos amadores ou profissionais, festas em espaços públicos ou comerciais, passam a receber 100% da sua capacidade total, mas apenas com a comprovação da imunização contra a covid-19.


COMPROVAÇÃO DE VACINAÇÃO - Para garantir a comprovação de vacinação, o estado criou o aplicativo para smartsphones chamado de “Passaporte da vacina Pará”. O comprovante possui duas funcionalidades principais, a emissão do certificado de imunização e o comprovante de vacinação individual. A comprovação também pode ser feita apresentação da carteira de vacinação, por certificado emitido pelo Ministério da Saúde ou pelo aplicativo "Conecte SUS", associado ao documento de identidade oficial com foto.


OS NÃO VACINADOS - Pessoas que não tomaram a vacina, mas que tenha através de atestado médico comprovado a impossibilidade da administração de quaisquer das vacinas oferecidas pelo SUS, pode estar na rua, porém é necessário a apresentação de exame RT-PCR negativo, realizado nas últimas 48 horas.



12 visualizações0 comentário