Inscrições para o Encceja começam hoje


Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O prazo começou hoje e vai até o dia 4 de junho. Interessados podem se inscrever pelo portal do Encceja. A prova será aplicada em 28 de agosto em todo o território brasileiro.


O exame é voluntário, gratuito e serve para certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A edição se refere à de 2021, já que foi adiada para este ano em decorrência da pandemia de covid-19.


Para o ensino fundamental, é exigido que os participantes tenham no mínimo 15 anos completos. Já para o ensino médio, a idade mínima é 18 anos completos na data de realização do Exame.


As provas para a certificação do ensino fundamental serão aplicadas no turno da manhã, com questões de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia e redação.


O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação de até 30 linhas. O modelo de escrita utilizado é o texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Para a certificação do ensino médio, as provas serão compostas de questões de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e inguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias;


As provas serão aplicadas no turno da manhã, para os participantes que queiram concluir o ensino fundamental, e, à tarde, para o ensino médio.



Clique aqui para se inscrever

68 visualizações0 comentário