Monitoramento para covid-19 em terminais de Belém continuará até o dia 30


Teste de Covid-19 / Foto: Fonte G1pa


Adotar ações importantes de enfrentamento decorrente do novo coronavírus, é importante que essa prevenção, neste mês de outubro, em que a capital paraense vivencia o círio de Nossa Senhora de Nazaré, é fundamental para este combate. E mais, Belém registra fluxo elevado de visitantes nesta quadra nazarena, tanto de pessoas vindo de outros municípios do Pará bem como de outros estados e países.


Então, desde o dia 2 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), vem fazendo uma ação para testagem vacinação e monitoramento de passageiros nos terminais rodoviário e hidroviário de Belém. Esta ação será mantida até o dia 30 deste mês. E ainda de acordo com a Sesma, até ontem (terça, 12), foram testadas 100 pessoas e apenas um caso tinha positivado com o vírus da covid-19.


O objetivo desta ação continuada é evitar a elevação de caos de covid-19 após o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.


A prefeitura nesta ação, mobiliza agentes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesma.





Como funciona a ação

A ação conta com a parceria com as empresas de transportes rodoviários e fluviais, que oferecem as informações sobre os passageiros com destino a Belém (CPF, telefone, endereço de destino na cidade, bem como outras informações que sejam necessárias para o rastreio de casos confirmados), antes da chegada do passageiro ao município.


Neste sentido são selecionadas algumas pessoas que obedece aos critérios de prioridade: passageiros sintomáticos; passageiros que não tomaram a primeira dose da vacina ou que não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e passageiros chegando de estados com casos confirmados com Variantes de Preocupação (VOC).


Os selecionados somam cerca de 10% dos passageiros que desembarcarem na capita. Os selecionados serão testados (RT-qPCR) e testes rápidos para detecção de antígenos virais), investigados, monitorados e receberão orientações sobre a covid-19.


Enquanto a amostra do passageiro vai para o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), o passageiro testado aguarda até sair o resultado

18 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo