Mudança de clima: Confira três chás para combater gripes e resfriados

Atualizado: 8 de jun.


Foto: Reprodução - Correio Brasiliense

Junho é caracterizado pelo fim do que chamamos de “inverno amazônico”. Teremos mais a presença do sol na capital. No entanto, a chuva ainda aparece para fazer uma visita pela ou no início da noite.


A cena é comum em Belém: saímos de casa pela manhã para o trabalho, com roupas leves, e no fim do dia voltamos por baixo de chuva.


As mudanças bruscas de temperatura podem ocorrer a qualquer momento, só que elas são mais propícias nessa época do ano. E essa mudança brusca de temperatura afeta a saúde.


Por causa da alternância de temperatura, também é provável que pessoas alérgicas, que sofrem de rinite, bronquite ou sinusite tenham fortes crises. Por não haver cura, a prevenção é a melhor alternativa. Evite os agentes que despertam a doença, como o acúmulo de pó, e também o uso de medicamentos como antialérgicos e anti-inflamatórios.


Confira:


1. Chá de alho


O alho fortalece o sistema imunológico, sendo um poderoso antiviral e antibacteriano. Além de aliviar a tosse, ele ameniza os sintomas da gripe ou do resfriado. Para fazer o chá de alho, basta descascar e amassar 2 a 3 dentes de alho e levar para ferver em 2 copos de água. Assim que levantar fervura, deixe por mais 15 minutos em fogo baixo. Coe, adicione mel puro, suco de limão e uma pitada de pimenta cayenne. Tome quando estiver morno.


2. Mel e limão


Mel e limão acalmam dores de garganta, acabam com as irritações que causam a tosse e aliviam os sintomas da gripe ou do resfriado. O mel, assim como a geleia real, a própolis e o pólen, é rico em nutrientes e enzimas que combatem vírus e bactérias. Já a vitamina C presente no limão é um poderoso antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, além de estimular a cicatrização. A recomendação é misturar o suco de ½ limão com 2 a 3 colheres (sopa) de mel. Tome durante o dia.



3. Xarope cebola roxa e mel


Para acalmar a tosse, um dos sintomas mais comuns da gripe ou do resfriado, basta fazer um xarope com cebola roxa, mel e açúcar mascavo. Para isso, descasque uma cebola grande e corte-a em fatias. Faça camadas com as fatias de cebola, o mel e o açúcar mascavo em uma tigela. Cubra com um pano limpo e deixe descansar em torno de 12 a 15 horas.


Após esse período, formará 1 copo de xarope na tigela. Ele praticamente não tem gosto de cebola e pode ser tomado toda vez que for necessário. O mel e a cebola são ricos em nutrientes, dentre eles, importantes vitaminas e minerais. Juntos, combatem infecções, aliviam dores de garganta e acalmam a tosse.


98 visualizações0 comentário