top of page

Mulheres Trans em situação de rua são atendidas pela SESMA



Mulheres trans participaram de uma ação desenvolvida pela equipe de referência técnica de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, no abrigo Jarbas Passarinho, na última terça-feira, 11. As meninas receberam aulas sobre maquiagens, além de uma maleta com produtos de maquiagem, roupas e kits de higiene pessoal.


A ação também teve a participação de Lana Larrá, ativista do movimento trans, que palestrou e contou um pouco do tempo em que esteve em situação e de como conseguiu dar a volta por cima e entrar no curso de psicologia.


foto: SESMA


"O sorriso dessas meninas, mesmo com uma vida tão sofrida, me trouxe diversas reflexões, e uma delas foi a continuar resistindo por direitos e dignidade de sobrevivência", disse Lana Larrá. Durante as visitas que são realizadas pela equipe de referência técnica de saúde mental, uma vez por semana, são feitas rodas de conversas e debatidos assuntos sobre DSTs, abusos de álcool e drogas.


Caso algumas das meninas precisem de ajuda com esses temas, ela será encaminhada ao CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas). Qualquer pessoa em situação de rua pode se dirigir à Escola Estadual Lauro Sodré, na travessa Pirajá, no bairro do Marco, em Belém. O acolhimento ocorre de domingo a domingo, das 9h às 17h.

77 visualizações0 comentário
bottom of page