
Mulheres trans participaram de uma ação desenvolvida pela equipe de referência técnica de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, no abrigo Jarbas Passarinho, na última terça-feira, 11. As meninas receberam aulas sobre maquiagens, além de uma maleta com produtos de maquiagem, roupas e kits de higiene pessoal.
A ação também teve a participação de Lana Larrá, ativista do movimento trans, que palestrou e contou um pouco do tempo em que esteve em situação e de como conseguiu dar a volta por cima e entrar no curso de psicologia.

foto: SESMA
"O sorriso dessas meninas, mesmo com uma vida tão sofrida, me trouxe diversas reflexões, e uma delas foi a continuar resistindo por direitos e dignidade de sobrevivência", disse Lana Larrá. Durante as visitas que são realizadas pela equipe de referência técnica de saúde mental, uma vez por semana, são feitas rodas de conversas e debatidos assuntos sobre DSTs, abusos de álcool e drogas.
Caso algumas das meninas precisem de ajuda com esses temas, ela será encaminhada ao CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas). Qualquer pessoa em situação de rua pode se dirigir à Escola Estadual Lauro Sodré, na travessa Pirajá, no bairro do Marco, em Belém. O acolhimento ocorre de domingo a domingo, das 9h às 17h.