Natal 2021 ainda na pandemia – o que fazer?


Imagem: Reprodução.

Panetones nas prateleiras, luzinhas piscando nas janelas dos prédios, shoppings enfeitados, o comercio de Belém lotado com pessoas em buscas de presentes para os familiares esses são sinais de que o Natal está chegou.

E esse ano será bem diferente: ainda estamos vivendo uma pandemia, porém, para quem passou o ano inteiro separado de pessoas queridas, a vontade de se reunir é grande!

A vacinação para a Covid-19 começou no Brasil, surgiram variantes do vírus e os cuidados precisam ser mantidos. Por isso, não é recomendável reunir muitas pessoas ou expor os idosos e indivíduos dos grupos de risco. No entanto, 25 de dezembro sempre foi um dia para reflexão, sintonia entre familiares e demonstrações de afeto. Como fazer, então?

Como celebrar o Natal em 2021?

Nos isolamos e tentamos nos proteger ao máximo neste ano, o alivio chegou quando começamos a finalmente nos vacinar, a sensação de proteção e relaxamento do distanciamento entre as pessoas já está acontecendo, no natal então não seria diferente. Mas mesmo com vacina, ainda precisamos ter cuidados e evitar aglomerações. Mas há alternativas para que as comemorações de Natal na pandemia sejam momentos de prazer e confraternização!

Preserve os idosos

A melhor saída seria manter os idosos isolados. Se isso não for possível, uma dica é reuni-los apenas com pessoas que já fazem parte do cotidiano deles. Assim, o risco é menor.

Durante o Natal, atente-se para o tempo de exposição sem máscara nos encontros – só tire a máscara para comer. Se possível, monte a mesa das refeições num lugar aberto, respeitando o distanciamento recomendado entre os pessoais. Mesmo assim, o ideal é sentar-se com distanciamento dos idosos e pessoas do grupo de risco que não moram na mesma casa que você

Mantenha os cuidados com a higiene

É sempre bom lembrar que o banheiro do local do encontro precisa ter sabonete para lavagem das mãos e, se possível, papel toalha para secar as mãos. E em todos os ambientes, principalmente onde será manipulada a comida, é preciso ter álcool gel à disposição dos convidados.

Menos aglomerações

Dá para organizar vários encontros diferentes mais curtos, com menos pessoas em cada um deles. Sempre com máscara, uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. Não se esqueça de que é preciso manter uma atitude segura durante a pandemia.

Apenas uma pessoa deve ficar responsável pela comida

Sabe aquela tradição de cada pessoa da família levar um prato? Neste momento, ela não é muito recomendada. O ideal é que apenas uma pessoa (que esteja com a saúde em dia) prepare toda a ceia.

Use a tecnologia a seu favor

Para as pessoas que optarem por passar os dias de festa isoladas, uma boa alternativa é usar a tecnologia a favor, com reuniões online, chamadas de vídeo e voz.

Certamente será um Natal diferente para todos e que ficará marcado para sempre, mas é sempre tempo de ser feliz e demonstrar amor e solidariedade àqueles que importam em nossas vidas.

1 visualização0 comentário