Novo centro de testagem para doenças infecciosas foi entregue oficialmente em Belém pela Prefeitura


o CTA Rayssa Gorbachofh foi inaugurado pelo Prefeito Edmilson Rodrigues //Foto: reprodução

A nova sede do Centro de Testagem e Aconselhamento Rayssa Gorbachofh (CTA), voltado à linha de cuidado integral para pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas, foi entregue aos moradores do município de Belém pelo prefeito Edmilson Rodrigues.


Na capital paraense, de acordo Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), são atendidas uma média de 150 até 180 pessoas por dia no CTA. O novo espaço passa a funcionar na Travessa Rui Barbosa, 1059, entre Rua Boaventura da Silva e avenida Gov. José Malcher, no Reduto.


O espaço também terá os serviços para atendimento em tuberculose e hanseníase, além da educação em saúde, e está funcionando desde o último dia 10.

Na cerimônia de entrega da nova sede estavam o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra e demais autoridades.


Novo CTA foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira, 18, em Belém // Foto: reprodução O Liberal

São oferecidos os seguintes serviços:

- Atendimento de profilaxia pré-exposição (PrEP)

- Atendimento de Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

- Testagem rápida para HIV

- Testagem para sífilis

- Testagem para hepatites B e C

- Aconselhamento pré e pós-teste

- Atendimento farmacêutico

- Atendimento médico clínico geral

- Diagnóstico e tratamento de IST



O nome do local é uma homenagem (In Memorian) para Rayssa Nascimento, também conhecida como Ferrolha ou Rayssa Gorbachofh, travesti que foi ativista da luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+ e grande militante da luta contra a Aids. Foi uma das pioneiras quando surgiu a primeira ONG LGBTQIA+ do Estado do Pará, o MHB.


Serviço


Qualquer pessoa pode procurar pelos serviços do CTA, sem necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer à nova sede. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Contato para dúvidas: 99232-2725.

32 visualizações0 comentário