
O trapiche do distrito de Icoaraci, em Belém, será interditado na próxima quarta-feira, 22, para instalação de um novo flutuante e uma rampa de acesso. A interdição começa às 18h30 desta quarta e tem previsão de liberação para a população na próxima quinta-feira, 23, até as 12 horas.
Na última terça-feira, 14, o flutuante do distrito afundou enquanto acontecia o embarque e desembarque de passageiros. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Seurb, o local já estava passando por uma revitalização, antes do incidente.
O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, explica que tanto o trapiche de Icoaraci quanto o de Cotijuba vão receber novos flutuantes e rampas de acesso.
“Vamos entregar o trapiche de Icoaraci totalmente revitalizado. Com novo flutuante, nova rampa de acesso, revitalização da passarela e entorno do trapiche, revitalização do quiosque de venda de passagens e nova iluminação”, explicou o Secretário.
Histórico
Na gestão anterior foi iniciada a reforma e implantação do novo flutuante do trapiche de Icoaraci, mas a obra foi executada em etapas. Foram revitalizados a passarela, piso, guarda-corpos, escadas, quiosques e a pintura. O flutuante não foi trocado e houve apenas uma pequena reforma corretiva até que chegasse o novo.
A empresa responsável pela obra foi notificada pela primeira vez pela Seurb para apresentar o cronograma executivo com prazo de entrega do novo mobiliário para o trapiche, mas não cumpriu o cronograma e foi notificada novamente.
Em decisão conjunta com a atual gestão, foi iniciado o distrato com a empresa em decorrência do descumprimento de cláusula contratual.
Logo em seguida, foi contratado um serviço emergencial, sendo que a Prefeitura de Belém realizou todos os procedimentos administrativos e burocráticos para tentar resolver a situação sem prejudicar a população.