Operação Inverno: Prefeitura de Belém começa amanhã operação para desobstruir canais


Foto: Reprodução Redes sociais


Começando pelo canal da Antônio Baena com a avenida Pedro Miranda, a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (SESAN), começará amanhã, quinta-feira (11), a “Operação Inverno”, que consiste no serviço de limpeza dos principais canais da capital paraense, serão feitas a dragagem mecânica e a limpeza manual, e se estenderá para todos os bairros da Capital e seus distritos.


O objetivo da operação é evitar alagamentos durante as chuvas do inverno amazônico, que chegou um pouco mais cedo esse ano. A chuva de ontem foi pequena amostra do que ocorrerá neste final de 2021.


Vale ressaltar que em janeiro de 2021, no início da gestão, a prefeitura de Belém, iniciou o programa ‘Belém Bem Cuidada’ coordenado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).


E, as obras de macro e microdrenagem estavam paradas por mais de 16 anos e muitos canais estavam abarrotados de lixos que foram se acumulando por anos. De acordo com a SESAN, durante a gestão do ex-Prefeito Zenaldo Coutinho, a prefeitura tentou decretar estado de calamidade pública por conta dos alagamentos, já que Zenaldo não cumpriu a 1/3 das promessas de campanha.


A limpeza dos 65 canais até o final do mês de abril, já mostrou um resultado positivo, e seguiu, com a retirada de quase 100 mil toneladas de lixo domiciliar e pouco mais de 56 mil toneladas de entulho na Grande Belém. Além de recolher 834.118m² via limpeza manual, 39.728m³ via dragagem mecânica.

32 visualizações0 comentário