Ourém recebe ações emergenciais após danos devido à cheia dos rios


Foto: Alex Ribeiro

O município de Ourém, no nordeste paraense, mais afetado com as fortes chuvas que elevaram o nível dos rios no Pará, recebe ações emergenciais do Estado. No último fim de semana, o governador Helder Barbalho decretou situação de emergência nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.


Na manhã do último domingo (22), ocorreu uma reunião para criação de um grupo de monitoramento e avaliação, além da instalação de uma sala de situação que vai funcionar na sede da prefeitura do município de 16,3 mil habitantes (segundo dados de 2010 do IBGE).


No local serão reunidas informações do município para nortear ações futuras. Todas as ações iniciaram neste domingo, com visitas nas principais áreas atingidas e levantamento de dados para um relatório de situação.


Após sobrevoo nas áreas atingidas, o governador Helder Barbalho detalhou as frentes de trabalho adotadas pelo Estado.


Primeiramente vamos decretar situação de emergência na região, garantindo aos municípios o apoio para a reconstrução das estradas vicinais, recompondo também as estradas estaduais que tiveram pontos bloqueados garantindo que sejam construídas para retomar o acesso entre os municípios”.

Ainda segundo o executivo estadual a segunda frente de trabalho é a assistência às famílias atingidas.


As famílias já estão sendo cadastradas pela Defesa Civil do Estado, para que sejam assistidas com o Programa Recomeçar, com o apoio e assistência emergencial do Governo do Estado com cestas de alimentos de ajuda humanitária, para que com isto se consiga amenizar o sofrimento e as dificuldades tanto dos moradores de Ourém quanto de Garrafão do Norte.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Ourém, mais de 1.500 famílias foram atingidas pelas cheias dos rios Guamá, Curuçá, Vermelho e Rio Caetés. Entre elas, estão os moradores de comunidades localizadas na zona rural e que estão isoladas devido à falta de pontes de acesso, que foram levadas ou danificadas pela força das águas.


Foto: Alex Ribeiro

O prefeito municipal, Roberto Uchoa, ao agradecer o apoio e a parceria do Governo do Estado, disse que:

Todos estão aqui iniciando um trabalho para as famílias que estão precisando do nosso apoio neste momento. Vamos dividir em equipes, uma parte vai ficar atendendo na cidade e outra no interior de Ourém. Vamos tentar chegar nas comunidades que estão isolados para poder ajudar no que for preciso.

Fazem parte do grupo de trabalho todas as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).


Com informações da Agência Pará

24 visualizações0 comentário