Outeiro comemora 129 anos com programação cultural na ilha



A Ilha de Caratateua, conhecida como São João do Outeiro ou carinhosamente chamada de Ilha do Outeiro, localizada A 25 km do centro da capital paraense, celebra 129 anos de fundação, nesta quinta-feira, 14 de abril. Para celebrar o aniversário do distrito, a Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro (Arout), em parceria com outros órgãos municipais, elaborou vasta programação. As comemorações iniciaram no dia 10 de abril, com fit dance, show musical e a grande final do concurso Garota Caratateua 2022 e encerram amanhã com ações e serviços.


O local chamado pelos indígenas de Caratateua, que no dialeto tupi-guarani, quer dizer “lugar das grandes batatas”, já que a batata-doce era abundante no local. Mais tarde, os portugueses a batizaram de Outeiro, nome que remete aos pequenos morros. De acordo com Antonino Alves da Nóbrega, autor do livro “História do Outeiro”, essa denominação foi dada pelo rei de Portugal, D João VI, pela ilha ser de terra alta, muito bonita e com muitas praias. Outeiro é composta por 26 ilhas situadas no centro leste. Entre as mais populares, Cotijuba e Combú.


Programação:


Na tarde desta quinta, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participará da solenidade de entrega de 2.793 chips com acesso à internet, que serão distribuídos para professores e alunos da Fundação Escola Bosque (Funbosque). Na noite do mesmo dia, o gestor da capital assinará a ordem de serviço da reforma e reconstrução da UBS de Outeiro.


Após o sinistro na ponte Enéas Pinheiro, em janeiro de 2022, a Prefeitura de Belém intensificou ações na ilha, com objetivo de levar melhorias para o distrito, como o programa de renda cidadã Bora Belém; Donas de Si - de qualificação profissional, por meio dos cursos de panificação, doces e salgados e outros; Crédito Solidário do Banco do Povo; Auxílio Emergencial de R$ 500 para barraqueiros e R$ 300 para ajudantes e ambulantes.


A Prefeitura de Belém também continua com os trabalhos de manutenção da iluminação pública, operação tapa-buraco em diversas vias públicas, reforma do trapiche, limpeza nos bairros, colocou mais horários para a travessia Outeiro-Icoaraci e Icoaraci-Outeiro, Unidade Básica de Saúde (UBS) funciona 24 horas com urgência e emergência, ônibus circulares totalmente gratuitos no distrito e o apoio do Tá Selado, programa de participação dos cidadãos.


Confira a programação de aniversário de Outeiro


Ações extra palco


Horário: 8h às 17h

Local: Pistão


Ação social - testes rápidos: HIV, hepatite c e b, sífilis aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, clínica médica, castramóvel, odontomóvel, unidade móvel de saúde da mulher (PCCU e encaminhamento de mamografia), nutricionista e psicólogo.


Horário: 8h às 12h

Local: Escola Pedro Demo

Serviço de atualização cadastral do Cadastro Único (CadÚnico).

Horário: 9h às 13h

Local: Escola Pedro Demo


Atendimento ao usuário meia-passagem, passe sênior, passe especial e credenciamento de estacionamento.




41 visualizações0 comentário