Pela primeira vez Belém sedia o Fórum Mundial de Bioeconomia


Abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia / Foto: Redes sociais Gov Helder

Pela primeira vez o Brasil sediará o evento internacional Fórum Mundial de Bioeconomia, que ocorre em Belém, nos dias 18,19 e 20 de outubro.


Com o objetivo de de reunir lideranças de vários países para debates, e apresentando diversas marcas e produtos ligadas à bioeconomia. Vale ressaltar que é a primeira vez que o Fórum acontece fora da Europa, da sede, na Finlândia.


Este ano, a 4ª edição da ocasião terá um programa híbrido, devido ao momento ainda em alerta para a pandemia Covid-19, vivenciada em todo o mundo.


A capital paraense foi escolhida porque é considerada a porta de entrada da Amazônia, região com a maior diversidade do mundo. E o Pará já pratica iniciativas ligadas à bioeconomia. Nesse sentido a expectativa dos organizadores é difundir o conceito e conseguir engajar diferentes setores da sociedade sobre o tema.

Em termos gerais, bioeconomia é o conjunto de atividades econômicas baseadas em recursos naturais renováveis, não fósseis. O conceito defende a exploração de florestas sem desmatamento e alia a produção de alimentos e mercadorias industriais e farmacêuticas à geração de valor e emprego nas comunidades locais.


O evento

A abertura de cerimônia de abertura irá contar com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho e os governadores da Amazônia Legal.


Helder Barbalho Durante realizará a assinatura do Edital de PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse, para concessão de Áreas Estaduais para proteção, e comercialização de créditos de carbono; Assinatura do primeiro contrato de crédito para produtores da bioeconomia - Banpará bio; Assinatura do decreto da Estratégia de bioeconomia do estado do Pará.


Serviço

Abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF), nesta segunda-feira, 18, a partir de 8h30. Evento segue até quarta, 20, às 18h. Local: Estação das Docas - Galpão 3. Endereço: Avenida Marechal Hermes, S/N. Campina


19 visualizações0 comentário