Polícia Civil prende um dos maiores desmatadores da Amazônia


Foto: Divulgação - Polícia Civil

A Polícia Civil do Pará prendeu nesta quinta-feira feira (09), Geraldo Daniel de Oliveira, conhecido como Geraldinho, considerado um dos maiores desmatadores da Amazônia. A Operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e deflagrada junto as Policias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), é integrada por cerca de 50 agentes dos órgãos envolvidos nas ações.


No Pará, 10% do desmatamento está localizado na unidade de proteção ambiental Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu, região de Altamira. No local, Geraldinho construiu a fazenda Ouro Verde, onde desmata para a abertura de pastagens.


Por essa atividade ilegal, ele já foi autuado diversas vezes pelo Ibama. No ao 2019, a polícia emitiu um mandado de prisão contra ele, o irmão e o genro. Na época, o irmão acabou sendo preso, mas hoje encontra-se em liberdade. Já Geraldinho ficou foragido até conseguir um habeas corpus.


Geraldo de Oliveira é de Goiânia (GO) e foi preso durante a operação Outsiders, de combate à exploração ilegal por pessoas que são de fora do estado. O desmatador foi autuado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e encaminhado para a delegacia de São Félix do Xingu. O tamanho da área desmatada por ele será calculada após um laudo da secretaria.


74 visualizações0 comentário