Praça Amazonas passa a se chamar Praça Cleide Moraes, em homenagem à “Rainha da Saudade”


Foto: Redes Sociais

Praça Cleide Moraes é o novo nome da antiga Praça Amazonas, localizada no bairro do Jurunas, na capital paraense. A homenagem à cantora, conhecida como “Rainha da Saudade”, ocorre devido a uma lei sancionada no último dia 6 de abril, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e que entrou em vigor a partir desta segunda-feira, 2.


Com a mudança, a capital paraense, mais do que apenas viver de saudade da grande cantora que foi Cleide e de seus sucessos que marcaram gerações, a merecida homenagem referencia, valoriza e reconhece a grandiosidade da artista, após quase dois anos de sua partida, aos 59 anos de idade.


Outras homenagens


No ano passado, o prefeito Edmilson Rodrigues homenageou a artista (in memoriam) entre onze personalidades que desenvolvem ou desenvolveram ações e benefícios em prol da cidade, com a entrega de medalhas do mérito Francisco Caldeira Castelo Branco. O evento ocorreu pela comemoração de 405 anos de Belém.


Carreira


Nascida no bairro do Jurunas, onde localiza-se a praça que agora recebe seu nome em homenagem, Cleide Moraes começou a cantar aos 20 anos. Durante uma entrevista que deu há alguns anos, a cantora justificou se que mantinha por tanto tempo nos palcos por ter tido um público fiel.


“Comecei com samba, mas o mercado pediu uma cantora que cantasse bolero, brega, música romântica e isso deslanchou”, revelou a cantora, à época.

Foram 40 anos fazendo uma das coisas que mais gostava: cantar. Em 2019, ganhou o prêmio “mulher de talento”, da Revista Toda.


Saudades


Cleide Mores faleceu em um acidente de trânsito numa rodovia do Pará enquanto voltava de um show, em julho 2020. Na época, políticos e artistas paraenses usaram as redes sociais para homenageá-la.


A artista teve uma enorme contribuição para a música popular paraense, por levar seu talento a diversos shows de seresta, e, agora, seguirá contribuindo com as memórias afetivas de seu público num espaço de cultura, lazer e entretenimento de Belém.

49 visualizações0 comentário