
Com mais de mil anos de histórias, numa das áreas do Centro mais antigas da cidade de Belém, a praça Dom Pedro II foi entregue completamente revitalizada nesta sexta-feira, 24/9, pelo prefeito Edmilson Rodrigues.
É mais uma ação da Prefeitura de Belém, que tem revitalizado importantes patrimônios arquitetônicos da capital, junto da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
A Praça Dom Pedro II possui um valor histórico à capital paraense, por estar localizada no Largo do Palácio, onde ocorreram grandes eventos públicos em torno do poder nos séculos XVIII, XIX e XX. Segundo registros históricos, foi a primeira praça construída na cidade, no ano de 1772, e onde foram plantadas as primeiras mangueiras, o que mais tarde faria Belém ser conhecida nacionalmente como a “Cidade das Mangueiras”.

Edmilson percorreu toda a praça, cumprimentou os vendedores e as pessoas que participavam da ação. O prefeito ressaltou que a praça é “uma das mais importantes da cidade. É um espaço seguro, onde teremos muitas emoções, eventos esportivos, culturais e econômicos, como feiras ecológicas e artesanais", disse.
Revitalização da Praça
Além do prefeito Edmilson Rodrigues, também estavam o vice-prefeito, Edilson Moura, e secretários municipais, vereadores e diversas autoridades.
A entrega da obra foi recebida com uma grande comemoração que contou com apresentações artísticas dos grupos Frutos do Pará, Carimbó da Maria, Bilão da Canção, além das cantoras Creuza Gomes e Juliana Franco.
A praça recebeu um novo paisagismo, recomposição e impermeabilização do fundo do lago, construção do deck, recomposição do piso. O posto da Guarda Municipal também recebeu reforço estrutural. Além da iluminação que é mais moderna, tecnologia de led.