Prazo para tirar o título de eleitor encerra amanhã e jovens lotam junta militar


Foto: Correiro de Carajás

O prazo para a obter, regularizar ou transferir o título de eleitor termina nesta quarta-feira (04). A data também é limite para adolescentes tirarem o primeiro título de eleitor.


Os jovens que completarão 16 anos até o primeiro turno também podem tirar o título e votar.


A lei eleitoral determina que o cadastro de eleitores esteja pronto 150 dias antes das eleições. Por isso, o prazo acaba em 4 de maio. Depois dessa data não serão permitidas alterações no título de eleitor.


E parece que alguns jovens do município de Marabá deixaram para ultima hora. Houve um alto comparecimento ao Fórum Eleitoral de Marabá para a regularização não apenas do título de eleitor, também para a regularização diante ao serviço militar.


Diante desse cenário, o serviço terá seu horário estendido, até às 19 horas, nesses dois últimos dias.


Vale lembrar que além da 23ª e 100ª zonas eleitorais, existem dois guichês funcionando simultaneamente aos horários da sede, no Partage Shopping Marabá, que também realizam todos os serviços necessários.


Além disso, os marabaenses podem estar realizando o alistamento de forma online, pela ferramenta “Título Net”. É possível fazer todos os procedimentos, desde o cadastramento, a mudança de domicílio ou regularização, inteiramente de casa, com o uso da internet.


Para a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor de Marabá precisa comprovar que mudou de cidade ou de bairro há pelo menos três meses, tem que estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência e não pode ter transferido ou tirado o título pela primeira vez nos últimos 12 meses.


Pelo sistema do “Título Net” também é possível regularizar multas, mudar de local de votação e retificar dados pessoais. Pessoas transexuais ou travestis podem solicitar, até essa data, o uso do nome social no documento.





18 visualizações0 comentário