Prefeito Edmilson negocia vacina “soberana” para Belém



A prefeitura de Belém, sob gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL), iniciou, hoje, sexta-feira,7, as negociações em Brasília para adquirir a vacina Soberana, imunizante contra Covid-19 desenvolvido por cientistas de Cuba.


Segundo o gestor municipal, há algumas semanas foram iniciadas conversas entre o governo de Belém e a embaixada de Cuba pautando a possível aquisição do imunizante para a capital do Pará.


A prefeitura de Belém demonstrou interesse em explorar a possibilidade de adquirir as vacinas cubanas para enfrentar a pandemia na cidade, pois o encarregado de negócios de Cuba no Brasil, o embaixador Rolando Antonio Gómez, detalhou à revista Nature e a comunidade cientifica da América Latina que os testes das fases um e dois da Soberana 02 mostraram que 80 por cento das pessoas que receberam duas doses tiveram uma resposta de anticorpos.


“Alguns receberam um impulso extra na forma de Soberana Plus, uma versão voltada para aqueles que já sofriam de Covid-19 e 100 por cento deles mostraram uma resposta de anticorpos. A Soberana 02 é uma das duas vacinas cubanas que, segundo a Organização Mundial da Saúde, estão em fase três de ensaios clínicos no momento, e a outra é a Abdala”, acrescentou o embaixador Cubano.


O avanço na comprovação da eficácia da vacina cubana e a possibilidade de compra do imunizante para Belém é o eixo central da discussão entre o Prefeito e o embaixador Cubano nesta manhã no Distrito Federal, em Brasília.


FOTO: comus


Prestigio nacional do Prefeito de Belém


O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, é o 1° vice-presidente do consórcio Conectar. O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, que conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi idealizado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 23 de fevereiro, de 2021, autorizando a aquisição de imunizantes contra COVID-19, por estados e municípios. Na sequência, o Congresso Nacional também aprovou legislação no mesmo sentido.


O administrador municipal também participará pela tarde da reunião da Frente Nacional de Prefeitos com o secretário executivo do Ministério da Saúde, a aonde, a pauta única será o reforço ao plano de imunização com a oferta de mais vacinas aos municípios brasileiros.

106 visualizações0 comentário