Prefeito Edmilson Rodrigues destaca avanços da gestão em entrevista à Tv Liberal


Foto/reprodução


Em uma entrevista ao local de Belém, Jornal Liberal 1ª edição, da TV Liberal, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez um balanço do seu primeiro ano de gestão e apresentou os projetos para a capital em 2022. Em resposta às questões levantadas na ocasião, o prefeito que também elucidou dúvidas de internautas, destacou os avanços conquistados ao longo da gestão e apresentou o prognóstico para 2022 em áreas prioritárias. Destaque para o saneamento, moradia e combate à pobreza.


Durante a entrevista, um dos pontos importantes foi sobre o fato da prefeitura de Belém em 1º lugar das capitais da Região Norte, comparando entre as capitais do Norte e Nordeste. Belém também se destaca em 1º lugar empatando com São Luís, no Maranhão, ambas com 21% das promessas cumpridas. Em nível de Brasil, das 26 capitais avaliadas, Belém fica em 6o lugar. A média geral das cidades é de 15%. (Dados: G1)


Transporte - O Prefeito confirmou o processo está em andamento para que 20% da frota de ônibus da cidade esteja com ar-condicionado, e isso acontecerá nesses primeiros três anos da gestão, e depende de licitação para que novas empresas assumam o serviço na capital paraense.


Lixo - Sobre o lixo, a coleta seletiva deverá contar com uma nova empresa responsável, que depende de licitação para progredir. E nesta semana a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), anunciou que a cidade terá ecopontos para evitar o descarte irregular de lixo na cidade.

Saúde - Questionado acerca dos recursos direcionados à Saúde, o prefeito Edmilson Rodrigues garantiu que os investimentos serão expandidos até o fim de sua gestão. Na pandemia a prefeitura de Belém saiu na frente em questão de número de vacinados, já são ao todo 2.380.261 doses aplicadas contra a covid-19. Segundo a prefeitura, gastou-se R$107 milhões por conta da segunda onda de covid-19 no início do ano passado.


Urbanismo - Umas prioridades este ano, as obras de urbanismo, o prefeito informou que as obras de macrodrenagem na cidade, como do Una, Tucunduba e da Estada Nova, retomadas após diálogos bem sucedidos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O mesmo vale para o canal do Mata Fome, que terá recursos provenientes também do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata, que 60 milhões de dólares.


Educação - Foram criadas mais vagas para os alunos da rede de ensino infantil 14 mil vagas para alunos da educação infantil, ensino fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Também foi implantado o programa Belém Alfabetizada, com proposta de zerar analfabetismo na cidade.


Um dos feitos importantes que foi proposta de campanha e que já foi cumprido foi a implantação do programa Bora Belém, que atende 13 mil famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza com até R$450 e reafirmou o compromisso de fortalecer os programas Donas de Si e Fundo Ver-O-Sol, que devem auxiliar cinco mil famílias em 2022 com cursos de capacitação profissional e microcrédito destinado a iniciativas de empreendedorismo. Há uma linha de microcrédito para que as famílias montem seu próprio negócio. Infelizmente, devido ao abandono nos últimos 16 anos, ainda não é possível oferecer os créditos do Banco do Povo para a população em geral.


Edmilson Rodrigues destacou, ainda, a importância de se desenvolver projetos-piloto que garantem a efetividade da implantação das políticas públicas. Dentre os principais destaques da mobilidade, destacam-se a expansão dos projetos. Ações educativas têm ampliado a segurança viária e reduzido significativamente o número de mortes no trânsito, potencializando a saúde pública, finalizou.

30 visualizações0 comentário