Prefeitura de Belém bateu meta e plantou 547 espécies árvores em 2021


Reativação da Granja Modelo de produção de mudas, influenciou diretamente no aumento da arborização de Belém em 2021.

O aumento na arborização do município é um dos objetivos da prefeitura de Belém. Em 2021, foram plantadas 547 espécies arbóreas, entre mangueiras e outras espécies adaptadas à região, superando o número de vegetações plantadas em 2020, que totalizou 328.


Através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), visando a busca de melhorias do meio urbano da capital paraense, bem como da qualidade de vida da população, a secretaria municipal vem investindo em ações de paisagismo natural, ampliando os espaços arborizados e realizando o plantio de novas mudas, especialmente nos bairros que apresentam maior carência em arborização.


A Semma tem atuado na intensificação da arborização da cidade, o que inclui o Portal da Amazônia.

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, Belém é a capital brasileira com o segundo menor índice de arborização, com apenas 22,3% da cidade com cobertura verde. A arborização referida na pesquisa se refere aos vegetais de vias, aparelhos públicos (praças, canteiros, calçadas e etc), e nas redondezas dos domicílios.

recuperação da Granja Modelo, que durante anos ficou abandonada pelo poder público e agora novamente está recebendo investimentos da Prefeitura de Belém.


O espaço voltou a produzir mudas para abastecimento da arborização de Belém. Além disso, o local passará a contar com uma fábrica de gradis, que é um equipamento fundamental para manter animais e pessoas afastados das áreas de plantio sem impedir que a luz do sol chegue às plantas e ao solo.


As ações de arborização e paisagismo foram intensificadas ao longo do mês de setembro de 2021, durante a operação "Setembro Verde", que teve como principal objetivo priorizar a arborização das áreas periféricas da capital paraense, em especial na área do rio São Joaquim, que tem recebido diversas obras de recuperação.

15 visualizações0 comentário