Prefeitura de Belém entrega Centro de Atenção Psicossocial


Casa Mental do Adulto Marisa Santos entregue à população de Belém - Foto: reprodução Agência Belém

Foi entregue pela Prefeitura de Belém a Casa Mental do Adulto Marisa Santos, Centro de Atenção Psicossocial tipo III – Caps 3, que funcionará 24 horas atendendo usuários a partir de 18 anos, com transtornos psíquicos graves e persistentes, possuindo espaço também para a internação.


O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, discerraram a placa de inauguração da Casa Mental. A Casa fica localizada travessa Dom Romualdo de Seixas, no bairro de Nazaré.


Foto/reprodução site Agência Belém

O prédio foi totalmente revitalizado para iniciar um serviço histórico na capital paraense e na perspectiva de revolucionar o cuidado à saúde mental. O espaço começou a funcionar no ano de 1997, como Caps II e, em julho de 2002, se tornou Caps III, passando a funcionar 24h.


A Casa Mental do Adulto Marisa Santos


O serviço da Casa Mental já conta com 2.182 usuários cadastrados na rede municipal de saúde, mas com a pandemia da covid-19 tem atendido de 700 a 800 usuários por mês.


O espaço possui três salas de atendimento individual, mais três salas para atendimento em grupo, dois quartos com cinco vagas divididas entre feminino e masculino, para acolhimento em tempo integral, além de farmácia com recepção, sala para reuniões técnicas, copa e refeitório.


Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços estratégicos e substitutivos à lógica manicomial de aprisionamento das pessoas e afastamento do convívio social. A lógica do Caps é pautada nas trocas sociais, na atuação territorial e multiprofissional.






29 visualizações0 comentário