Prefeitura de Belém lança projeto para erradicar analfabetismo em Belém


Foto: Reprodução site agência Belém

A educação é transformadora, ela é o nosso passaporte para o futuro. Investir em educação é investir num futuro melhor para a humanidade. No entanto, o Brasil retrocedeu muito no quesito educação básica desde o inicio do Governo Bolsonaro.


A Prefeitura de Belém lançou um Projeto para erradicar o analfabetismo na capital paraense. O Projeto foi lançado no inicio deste ano, e foi reafirmado o compromisso de alcançar metas de alfabetização, em celebração ao centenário de Paulo Freire, comemorado dia 19 de setembro, que é o Patrono da Educação Brasileira.


De acordo com o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, será o utilizado método de Paulo Freire no combate ao analfabetismo. O objetivo da Prefeitura indo na contra mão do Governo Bolsonaro é alfabetizar cerca de 11 mil pessoas que estejam no Cadastrado Único (CadUnico).


O quadro de analfabetismo funcional aumentou, quando deveria regredir. Saiu de 27% da população de 15 a 64 anos com analfabetismo funcional em 2015 para 29% em 2018 (dados mais recentes). A meta era reduzir a 13,5% até 2024, no entanto, o Brasil ver essa meta se distanciar.



Foto: Paulo Freire/Revista Fórum

Paulo Freire foi um educador que criou um método de ensino inovador que usa a educação como ferramenta de transformação da sociedade.


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”


Paulo Freire


160 visualizações1 comentário