Prefeitura de Belém transformará antigo reformatório em espaço que beneficiará a Ilha de Cotijuba


Ruinas do antigo reformatório de Cotijuba - Foto: Produção BN

Desde 1977, é o tempo que está desativado o antigo reformatório da Ilha de Cotijuba. Durante a entrega das últimas obras na Ilha, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou que irá transformá-lo em um espaço, que está em ruinas, para agregar benefícios aos moradores e visitantes da Ilha.


Na ocasião, o prefeito de Edmilson, disse que “Hoje está abandonado, mas a partir da nossa conversa com o Estado, podemos dar uma nova cara. Esse é um sonho que logo mais iremos realizar”, relatou. O espaço pertence ao governo do Estado, por isso a necessidade dessa conversar com o governador, Helder Barbalho, para que ele ceda à prefeitura o antigo reformatório.


Prefeito Edmilson no reformatório de Cotijuba - Foto: reprodução site O Liberal

Ainda de acordo com o Prefeito Edmilson, o espaço ainda precisa passar por um planejamento, para que o espaço preserve também sua característica histórica, nisso uma equipe de arquitetos deve ir à ilha com objetivo de analisar e medir o espaço, para que seja feita a elaboração desse projeto.


Um breve histórico – No início do século XX, o espaço abrigava uma escola para reeducação de adolescentes em conflito com a lei, o Educandário Nogueira de Faria surgindo em 1933. Além de abrigar esses adolescentes, ainda nos anos 30, durante o Estado Novo, condenados políticos também chegaram a ser aprisionados na Ilha, e também ainda abrigou a antiga Colônia Penal de Cotijuba. O prédio foi desativado no ano de 1977.

155 visualizações0 comentário