
O tão conhecido ‘inverno amazônico’ já chegou na região, mais chuvas caem na capital paraense, e essa época é o momento mais propicio a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Para prevenir que casos de dengue sejam registrados no município, a Prefeitura de Belém, realiza neste domingo (5), o 'Dia D' de combate ao Aedes Aegypti, na Praça da República, em Belém, das 8h30 às 12h e também em Mosqueiro, na Praça Matriz, das 17h30 às 21h.
A ação – Estão sendo promovidas ações educativas sobre prevenção da doença: serão utilizadas maquetes para ajudar a visualizar de forma mais didática possíveis depósitos da larva do mosquito; jogos pedagógicos, teatro de fantoches e oficina de reaproveitamento de materiais; equipe do Laboratório Entomológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) fará amostra das fases do ciclo evolutivo do vetor.
Casos na capital e no Pará
Belém registrou, somente em 2021, 583 casos de dengue.
Em todo o Pará, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) foram 2.493 casos em janeiro e 30 de outubro, o que representa 36,67% a mais que o mesmo período de 2020, que teve 1.824 casos. Uma pessoa morreu pela doença ano passado e uma este ano. no Pará.
Ainda conforme a Sespa, as cidades com mais casos são Belém, Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São João do Araguaia. Para denúncias e orientações relacionadas à dengue, os moradores podem acionar a Secretaria municipal de saúde de casa cidade.
Veja as principais medidas de prevenção contra a dengue:
Manter a caixa d’água, tonéis e barris de água bem fechados;
colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada;
não deixar água acumulada sobre a laje;
manter garrafas com boca virada para baixo;
acondicionar pneus em locais cobertos;
proteger ralos sem tampa com telas finas;
manter as fossas vedadas;
encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana.
eliminar tudo que possa servir de criadouro para o mosquito como casca de ovo, tampinha de refrigerante entre outros.