
Novembro ficou marcado com um mês de extrema importância é celebrado a luta dos povos afros, em busca de uma sociedade mais igualitária, e acima de tudo, harmoniosa, para se viver.
Neste sentido, a Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), da Prefeitura de Belém, através de suas secretarias, estão empenhadas, em fazer com que Novembro seja um mês de ampla comemoração, e claro conscientização, levando assim, a população, uma extensa programação das artes, da educação, e ainda, diversos serviços direcionados a comunidade afro-brasileira de Belém.
A imensa programação, que inicia nessa sexta (05), vai até o dia 26 deste mesmo mês, e vai contar com a presença das pastas municiais, que vão da Administração (Semad), além da Saúde (Sesma), Educação (Semec), Meio Ambiente (Semma), Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), além das fundações Escola Bosque (Funbosque), Papa João XXIII (Funpapa) e Cultural do Município (Fumbel).
Segundo a titular da Coant, Elza Rodrigues, o objetivo da campanha é explicar de forma ainda mais clara a sociedade, as ações que a atual gestão municipal tem realizado em alusão a população negra da nossa região.
Além disso, a titular ressalta, que mais de 70% da população Belenense é composta por cidadãos negros, e é como dever da Prefeitura, realizar as devidas e justas políticas públicas de reafirmação racial, fazendo com que, campanhas como essas, sejam ainda mais contundentes, para combater de forma mais precisa o racismo na nossa cidade.
Vale lembrar que, neste mês de novembro, no dia 20, ficou marcada na história, a imensa luta da população negra no Brasil, sendo assim, estabelecida pela Lei de n°10.639, em janeiro de 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra.
A data foi marcada em alusão ao dia em que aconteceu a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um dos líderes da resistência negra e da luta pela liberdade, e igualdade, no Brasil.
