Programa ‘Recomeçar’ é estabelecido em todo o Pará para atender pessoas em situação de risco


As famílias atingidas pelas cheias do rio Tocantins, em Marabá serão logo atendidas


O governador Helder Barbalho anunciou um decreto estabelecendo para todo território paraense o Programa Recomeçar que tem como objetivo atender famílias atingidas por enchentes e desastres naturais em decorrência das fortes chuvas e dos alagamentos, registrados principalmente nas regiões Sudeste e Oeste do Pará neste início de ano.



O anúncio foi feito pelo Governador Helder Barbalho através das redes sociais.


O programa já existe desde o ano de 2020. E consiste em um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (R$ 1.212,00).


Neste primeiro momento irá atender as famílias de Marabá que foram atingidas pelas cheias do rio Tocantins.


Cadastro - Para ter acesso ao benefício, a família deve ter renda mensal de até três salários mínimos e residir em imóvel atingido diretamente pelas fortes chuvas, de forma grave.


O levantamento e o cadastro das famílias que atendem às condições determinadas pelo decreto governamental serão feitos pelas prefeituras, por meio das coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil ou das secretarias Municipais de Assistência Social. A relação das famílias deve ser encaminhada para análise da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.


Saque – Os beneficiários terão acesso ao valor por meio de cartão magnético fornecido pelo Banco do Estado do Pará. O saque deverá ser realizado pelo beneficiário no prazo máximo de seis meses, a contar da liberação.





25 visualizações0 comentário