Série C de pontos corridos? CBF pode decidir novo modelo de disputa em reunião nesta semana


Troféu da Série C (Lucas Figueiredo/ CBF)

Se depender dos clubes participantes, a primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro será disputada em pontos corridos em 2022.


Clubes da Série C e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vão se reunir na próxima sexta-feira, 4, às 15h, para decidir o novo regulamento da Terceirona de 2022.


De acordo com a fórmula apresentada pelos clubes, a competição seria disputada, inicialmente, com todos se enfrentando em 19 rodadas. Os oito melhores times avançariam para a segunda fase, composta por dois quadrangulares. Os dois melhores posicionados de cada grupo subiriam à Série B e os líderes fariam a final. Agora, a CBF deve apresentar uma resposta definitiva aos clubes participantes. A Série C está prevista para começar no dia 10 de abril.


No encontro, também foi sugerido que a terceira divisão ganhe o mesmo formato das Séries A e B. Ou seja, 38 rodadas, com os 20 times se enfrentando no sistema de todos contra todos, em jogos de ida e volta. Mas para isso, há uma exigência: que a CBF ofereça um aporte financeiro a cada clube, de pelo menos 50% do que acontece na Série B.


Em 2021, cada agremiação que integrou a segunda divisão recebeu R$ 7,2 milhões de cotas de transmissão. Desta forma, para que aceitem o formato de pontos corridos, os clubes da Série C querem cota fixa de aproximadamente R$ 3,6 milhões, cada (fora possível correção monetária).

97 visualizações0 comentário