UFPA recebe hoje os novos alunos de 2022 com programação especial




A Universidade Federal do Pará já está nos ajustes finais para receber os calouros 2022 em todos os campi do estado, dos dias 14 a 18 de março.


O tema da acolhida, deste ano, da 32a Semana do Calouro da UFPA é “Universidade, Saúde e Sociedade”.


A acolhida aos(às) calouros(as) do Campus de Belém será feita pela Administração Superior, pelas Representações Estudantis, como também, pelos demais setores da Instituição. Assim a conferência que trata sobre o tema da Semana do Calouro 2022 irá acontecer sempre pela parte da manhã, nos dias 14, 15 e 16 de março, cada dia voltado para estudantes de um grupo de institutos.


A programação contará com atividades presenciais e on-line, com boas-vindas, conferências, momentos culturais, além de lives temáticas. Neste ano, campanhas de doação também farão parte da semana de receptividade aos novos alunos, e além do passeio pelo campus em Belém, para os calouros conhecerem a instituição.


Nos últimos dois anos, por conta da pandemia de covid-19, a UFPA suspendeu o tradicional Trote Solidário e Sustentável – A atividade coleta cadernos, apostilas, e papéis utilizados pelos calouros (as) durante o período de estudo. Os materiais coletados, serão doados às cooperativas de catadores (as) de materiais recicláveis que fazem parte do Projeto Coletiva Solidária, da Prefeitura Multicampi da UFPA.


Em relação à doação de sangue e medula óssea, a UFPA fez uma parceria com a Fundação Hemopa, e nos dias 14 e 15 de março, será realizada das 8h às 16h, um posto de doação nas proximidades do CEBN. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização dos/as responsáveis), alimentadas, que não tenham sido positivadas para covid-19 nos últimos dez dias e munidas de documento de identidade oficial com foto. Para se cadastrar para doação de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.


Já o Passeio pelo campus em Belém acontece entre os dias 14 a 16 de março. Os (as) calouros(as) em Belém também poderão fazer um passeio guiado pelo Campus do Guamá no ônibus circular elétrico, que estará funcionando. A visita é organizada e será acompanhada por estudantes da Faculdade de Turismo da UFPA. O ponto de partida será em frente ao CEBN e haverá quatro horários de saída por dia: 11h20, 13h30, 15h e 16h.


Serviço:

Semana do Calouro UFPA 2022

Tema: Universidade, Saúde e Sociedade

Período: de 14 a 18 de março

Atividades presenciais: Centro de Eventos Benedito Nunes - CEBN (Setor Básico - Guamá), em Belém.

Atividades on-line: Canal UFPA Oficial no YouTube.

18 visualizações0 comentário